image

Cursos

Mediação e Arbitragem aborda o estudo de métodos alternativos ao Poder Judiciário para solução de conflitos e resolução de disputas a partir de uma perspectiva negocial e prática.
Objetivo: apresentar as tratativas preliminares para negociação e mediação de conflitos, as peculiaridades da arbitragem, a relação entre as partes e o árbitro, os procedimentos obrigatórios e as alternativas possíveis ao fim dos processos.Os certificados de conclusão de quaisquer cursos em Arbitragem não qualificam profissionais com o título de Árbitro ou Juiz Arbitral.

image

Fundação TASP

Fundado em 03 de Junho de 1.998, o TASP com sua nova sede instalada no bairro de Vila Mariana desde junho de 2.002, tem como principal objetivo a resolução de conflitos envolvendo bens patrimoniais disponíveis, atendendo as necessidades de profissionais que trabalham com contratos da área COMERCIAL, EMPRESARIAL e CIVIL, visando beneficiar as partes envolvidas na pacificação dos conflitos oriundos destes, utilizando-se os meios alternativos de solução de conflitos.

image

Jurisprudência

Tribunal Regional do Trabalho da 5a. Região: “JUÍZO ARBITRAL. DISSÍDIOS INDIVIDUAIS TRABALHISTAS. POSSIBILIDADE. É cabível o instituto da arbitragem nos dissídios individuais trabalhistas, desde que sejam obedecidas as exigências previstas na Lei nº 9.307/96 e que o empregado a ele tenha se submetido de livre e espontânea vontade, sem qualquer espécie de coação.” (Acórdão nº 30.156/01, Recurso Ordinário nº 01.02.01.0328-50, 2ª Turma, Rel.: Juíza DALILA ANDRADE).
Leia Mais

TASP presente em diversos eventos que objetivam Divulgar a mediação e a arbitragem

A experiência consolidada pelo Tribunal Arbitral de São Paulo (TASP) em seis anos de exercício é apresentada em vários eventos seguindo o firme propósito de divulgar os institutos da mediação e da arbitragem.
Nestes eventos o presidente do TASP,, apresenta as possibilidades da utilização dos institutos da mediação e da arbitragem e suas vantagens. O objetivo é apresentar os aspectos jurídicos, científicos e práticos da utilização dos institutos uma vez que o palestrante é advogado, mestre em direito político e econômico e preside o TASP há seis anos. Portanto, há uma conjunção dos aspectos teóricos com a prática cotidiana, dando aos ouvintes a garantia do conhecimento embasado no estudo e na experiência.
Leia Mais

Curso Avançado de Mediação e Arbitragem

Curso Avançado de Mediação e Arbitragem

 

logo_5

Próxima data: 05 de novembro, das 9h às 17h30, na sede do TASP

Após a compreensão e entendimento dos conceitos básicos ministrados no Curso Básico de Mediação e Arbitragem oferecemos um aprofundamento do estudo sobre a arbitragem e as técnicas de mediação. Apresentamos as possibilidades de uso desses meios alternativos em áreas específicas como consumo, familiar, imobiliária e trabalhista. Para auxiliar o entendimento, oferecemos exemplos vivenciados nos mais de 16 anos de atividade no TASP, possibilitando a fusão da teoria com a prática.

A experiência do TASP mostra que 95% das questões levadas à arbitragem ou à mediação são resolvidas na primeira audiência. Este sucesso é fruto do correto emprego de técnicas de mediação. Nos processos que são levados à arbitragem é preciso conhecimento e domínio do aspecto formal para que o procedimento tenha a garantia da coisa julgada. Esses conhecimentos, portanto, são indispensáveis para o bom exercício e para quem deseja atuar como árbitro ou mediador ad hoc ou institucional.

Para aqueles que desejam ser incluídos no Corpo de Árbitros do TASP, após a realização dessa segunda etapa, haverá análise do currículo e o candidato deverá elaborar um artigo sobre a correta utilização das técnicas envolvidas no procedimento arbitral. Se aprovado, o aluno poderá participar como estagiário-assistente de audiências realizadas no TASP (20 horas de estágio) e será incluído como membro do Corpo de Árbitros do TASP.

Ministrado pelo presidente do TASP – Dr. José Celso Martins.

Regulamento: somente serão admitidas inscrições de quem já tenha realizado o Curso Básico de Conciliação, Mediação e Arbitragem (presencial ou a distância) ministrado pelo TASP; 

Investimento: R$350,00

Forma de pagamento: O depósito deverá ser feito no Banco Itaú, agência 0210, conta corrente No. 62260-1 em nome do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo. O pagamento poderá ser feito em duas vezes. A primeira parcela (R$175,00) deverá ser depositada até cinco dias antes do dia do curso. A segunda parcela será para trinta dias após o curso (cartão de crédito a ser passado no dia do curso).

O comprovante do depósito deverá ser enviado, com seu nome, via e-mail para cursos@arbitragem.com.br ou para o fax (0xx11)2693-1650 ou 2693-1820.

 

Programa do Curso Avançado de Mediação e Arbitragem
O MEDIADOR

PERSONAGENS:

  1. Facilitador
    1. Benefícios e vantagens da solução do conflito promovida através da mediação e, se necessário, pela arbitragem.
  2. Observador
    1. Anotar as evidências;
    2. Pesquisar alternativas;
    3. Dividir o problema em questões menores;
  3. Interventor
    1. Motivar e viabilizar a aproximação das partes e a solução do conflito;
    2. Aconselhar o melhor caminho para acordo;
    3. Tomar as decisões necessárias para a solução do conflito;
    4. Organizar as discussões;
  4. Especialista
    1. Buscar informações técnicas ( antes da audiência inicial);
    2. Buscar perspectivas e apresentar propostas técnicas para a solução do conflito;
    3. Apresentar propostas e orçamentos com opções diversas;

A AÇÃO DO MEDIADOR

  • Comunicação;
  • Dialética;
  • Troca de informações além do próprio conflito;
  • Valor; Significado do processo para cada uma das partes;
  • Sentidos;
  • Participação dos sentidos (atenção do mediador nas partes);Visão; audição;
  • Sentimentos;
  • Emoções;
  • Na relação com o problema;
  • Na relação entre as partes;
  • Conceitualização do problema ( antes do início do procedimento);
  • Conhecimento técnico da questão em litígio ( a intervir);
  • Responsabilidade das partes pelo problema e pela solução.

O PROCESSO E O PROCEDIMENTO

  1. O Processo
    1. Inicial
    2. Documentos
    3. Notificação da parte contrária
    4. Comprovante de recebimento de notificação
  2. Termo modalidades
    1. Conciliação
    2. Conciliação parcial
    3. Conciliação rejeitada
    4. Eleição do tribunal e dos árbitros
    5. Adiamento
    6. Com eleição
    7. Sem eleição
  3. Termo condições obrigatórias
    1. Data e horário
    2. Qualificação das partes
    3. Qualificação dos árbitros
    4. Especificação (exata) do litígio
    5. Local da solução, ou onde será proferida decisão
    6. Responsabilidade pelas custas e honorários árbitros e advogados.

TRABALHOS E PESQUISA

  1. Elaboração de artigo.
    1. Sugestão de tema: Os benefícios e vantagens (ou o oposto) da utilização da arbitragem (ou mediação) na solução de conflitos – Sob o aspecto – social, econômico ou jurídico;
  2. Elaborar e apresentar um artigo relevante sobre a arbitragem. Este artigo será construído por etapas com a orientação de professores do TASP (Consultar custo).Após a aprovação final, enviaremos para revistas e sites especializados para publicação.
  3. Estágio – Após aprovado o artigo pelo TASP, o aluno terá direito a fazer o estágio de aproximadamente 20h (palestras e audiências), a ser cumprido nas sedes do TASP.

Ficha de inscrição on line, clique aqui

Curso Criação e Gestão de Câmaras Arbitaris

Curso Criação e Gestão de Câmaras Arbitrais

logo_5

 

Criação e gestão de Câmaras Arbitrais

19 de novembro, das 9h às 17h30 (10 vagas)

Criamos o curso ideal para que você saiba tudo que é necessário para iniciar ou gerir sua própria câmara. Venha se preparar com quem tem 17 anos de experiência e mais de 65.000 processos resolvidos.

Curso com número reduzido de vagas para que todos os participantes possam ser orientados individualmente (10 vagas).

A proposta deste curso é auxiliar aqueles que pretendem criar uma câmara arbitral ou que estão em dificuldade para sua gestão.

O TASP – Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo – atua há 17 anos e têm em seu histórico a administração de mais de 65.000 processos. Baseado nessa experiência, o curso visa promover orientações e práticas legais sobre o cotidiano de uma instituição arbitral, as dificuldades técnicas e comerciais e a segurança jurídica necessária para questões fundamentais (Lei 9.307/96 e Lei 13.129/15).

Leia mais ...

Curso básico de Mediação e Arbitragem

Curso básico de Mediação e Arbitragem – TASP

Curso ministrado pelo TASP – 17 anos de experiência na solução extrajudicial de conflitos.

           

Próximo curso: 22 de outubro, das 9h às 17h30, na sede do TASP Mooca – Av. Paes de Barros, 399.

A utilização da mediação e da arbitragem no Brasil teve um crescimento de 90%. Por isso é necessário conhecer profundamente as implicações e vantagens destes institutos para poder utilizá-los como usuários ou para atuar eficientemente como mediadores ou árbitros.

Neste curso apresentamos os principais conceitos, as técnicas de mediação e conciliação, as possibilidades e os limites legais da utilização da arbitragem, de acordo com a Lei 9.307/96 e as recentes alterações promovidas pela Lei 13.129/15. No estudo da arbitragem observamos o histórico, fundamentação legal, principais campos de utilização, vantagens e dificuldades práticas. O enfoque é dado para a correta compreensão da lei arbitral, afastando preconceitos e orientando o aluno a seguir os princípios da ética, transparência e seriedade que o instituto merece. 

Leia mais ...

Unidades

TASP - Vila Mariana
Rua Dr. Bacelar, 643,
Vila Clementino, São Paulo/SP
Tel./fax:
11 3938-7661 / 5081-2291
Site: www.taspvm.com.br


Outras Unidades


Entre em contato e tire suas duvidas.
Sigilo, celeridade, oportunidade de escolha do julgador ou mediador, melhor relação custo beneficio, maior possibilidade de preservação das relações comerciais existentes, transformando conflito em negocio.