image

Cursos

Mediação e Arbitragem aborda o estudo de métodos alternativos ao Poder Judiciário para solução de conflitos e resolução de disputas a partir de uma perspectiva negocial e prática.
Objetivo: apresentar as tratativas preliminares para negociação e mediação de conflitos, as peculiaridades da arbitragem, a relação entre as partes e o árbitro, os procedimentos obrigatórios e as alternativas possíveis ao fim dos processos.Os certificados de conclusão de quaisquer cursos em Arbitragem não qualificam profissionais com o título de Árbitro ou Juiz Arbitral.

image

Fundação TASP

Fundado em 03 de Junho de 1.998, o TASP com sua nova sede instalada no bairro de Vila Mariana desde junho de 2.002, tem como principal objetivo a resolução de conflitos envolvendo bens patrimoniais disponíveis, atendendo as necessidades de profissionais que trabalham com contratos da área COMERCIAL, EMPRESARIAL e CIVIL, visando beneficiar as partes envolvidas na pacificação dos conflitos oriundos destes, utilizando-se os meios alternativos de solução de conflitos.

image

Jurisprudência

Tribunal Regional do Trabalho da 5a. Região: “JUÍZO ARBITRAL. DISSÍDIOS INDIVIDUAIS TRABALHISTAS. POSSIBILIDADE. É cabível o instituto da arbitragem nos dissídios individuais trabalhistas, desde que sejam obedecidas as exigências previstas na Lei nº 9.307/96 e que o empregado a ele tenha se submetido de livre e espontânea vontade, sem qualquer espécie de coação.” (Acórdão nº 30.156/01, Recurso Ordinário nº 01.02.01.0328-50, 2ª Turma, Rel.: Juíza DALILA ANDRADE).
Leia Mais

TASP presente em diversos eventos que objetivam Divulgar a mediação e a arbitragem

A experiência consolidada pelo Tribunal Arbitral de São Paulo (TASP) em seis anos de exercício é apresentada em vários eventos seguindo o firme propósito de divulgar os institutos da mediação e da arbitragem.
Nestes eventos o presidente do TASP,, apresenta as possibilidades da utilização dos institutos da mediação e da arbitragem e suas vantagens. O objetivo é apresentar os aspectos jurídicos, científicos e práticos da utilização dos institutos uma vez que o palestrante é advogado, mestre em direito político e econômico e preside o TASP há seis anos. Portanto, há uma conjunção dos aspectos teóricos com a prática cotidiana, dando aos ouvintes a garantia do conhecimento embasado no estudo e na experiência.
Leia Mais

A arbitragem avança na sombra de um sistema judicial ineficiente

Por Vladimir Passos de Freitas

O Senado aprovou o Projeto de Lei 406, de 2013, que altera e amplia o alcance da Lei 9.307, de 1996, conhecida como Lei da Arbitragem. Portanto, não se trata de uma lei nova, mas de atualização de lei antiga. O projeto foi instruído por uma comissão presidida pelo ministro Luis Felipe Salomão (STJ), que em outubro de 2013 apresentou sua proposta. Em 2014, o PL foi à Câmara dos Deputados, onde foi alterado pela Emenda 1/2015. Em março retornou ao Senado e, rejeitada a Emenda da Câmara, no dia 5 passado foi aprovado.

A arbitragem é uma forma  alternativa de solução de conflitos, na qual as partes, por cláusula contratual ou acordo, utilizam árbitros de sua confiança em vez de valerem-se do Poder Judiciário, tendo a sentença que vier a ser proferida a mesma força  e  efeitos do que a dada judicialmente.

Leia mais ...

Vetos inusitados conspiram contra o futuro promissor da arbitragem

Por José Rogério Cruz e Tucci

No último dia 26 de maio foi finalmente sancionado o texto legal que aperfeiçoa o instituto da arbitragem — Lei 13.129/2015 —, tão aguardado pela nossa comunidade jurídica.

Apenas para recordar, esse novel diploma originou-se do anteprojeto elaborado pela Comissão de Juristas, criada pelo Senado Federal, cujo trabalho teve início em abril de 2013, sob a presidência serena e segura do eminente ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, que se empenhou pessoalmente na defesa das propostas, então apresentadas à Câmara Alta (PLS 406/2013).

Leia mais ...

Curso Avançado de Mediação e Arbitragem

Próxima data: a ser agendado

Após a compreensão e entendimento dos conceitos básicos ministrados no Curso Básico de Mediação e Arbitragem oferecemos um aprofundamento do estudo sobre a arbitragem e as técnicas de mediação. Apresentamos as possibilidades de uso desses meios alternativos em áreas específicas como consumo, familiar, imobiliária e trabalhista. Para auxiliar o entendimento, oferecemos exemplos vivenciados nos mais de 16 anos de atividade no TASP, possibilitando a fusão da teoria com a prática.

Leia mais ...

Unidades

TASP - Vila Mariana
Rua Dr. Bacelar, 643,
Vila Clementino, São Paulo/SP
Tel./fax:
11 3938-7661 / 5081-2291
Site: www.taspvm.com.br


Outras Unidades


Entre em contato e tire suas duvidas.
Sigilo, celeridade, oportunidade de escolha do julgador ou mediador, melhor relação custo beneficio, maior possibilidade de preservação das relações comerciais existentes, transformando conflito em negocio.